Order:
  1.  21
    A subsistência por si da alma humana e das partes corpóreas em Tomás de Aquino.Pedro Thyago dos Santos Ferreira - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):57-87.
    Tomás de Aquino defende que a alma e as partes corpóreas humanas são subsistentes por si, levando a duas dificuldades. Primeiro, algo é classificado como subsistente por si quando não existe enquanto parte constituinte de uma substância. Assim, a subsistência por si refere-se às substâncias e não às suas partes. Segundo, Tomás defende que a subsistência por si da alma humana permite inferir a sua incorruptibilidade, mas que a subsistência por si das partes corpóreas não permite semelhante conclusão. Assim, dever-se-ia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    (1 other version)A alma humana como hoc aliquid e como subst'ncia em Tomás de Aquino.Pedro Thyago Dos Santos Ferreira - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Tomás de Aquino define a alma humana de maneira semelhante a Aristóteles: ela é a forma substancial do corpo humano potencialmente vivo. Todavia, um dos problemas da psicologia tomista consiste, de acordo com D. Abel, em classificar a alma humana por meio de termos comumente utilizados para nomear os compostos hilemórficos, a saber, substância e hoc aliquid. Se a alma humana é parte de um composto, como poderia ser chamada de substância e de hoc aliquid? O objetivo deste artigo consiste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark